Procurando indicações de um bom lugar para ver um show de Flamenco em Madrid? Nesse post você vai conhecer mais sobre o Cardamomo, um local bem central que é uma boa opção para apreciar o melhor dessa arte em uma noite.
Flamenco em Madrid
O Cardamomo existe há 20 anos e fica na Calle Echegaray, 15, a apenas 10 minutos caminhando da conhecida Puerta del Sol, centro da cidade. Você pode escolher jantar com espetáculo ou só o espetáculo com algo para beber.
É bom saber que as melhores vistas são para a área das mesas de jantar, já que os bailarinos se dirigem a esses espectadores quando dançam. Mas a outra lateral não deixa a desejar: há mesas estrategicamente colocadas pra que você também veja todo o show – e os bailarinos se deslocam por todo o palco de maneira enquanto dançam. Foi nessa lateral que fiquei na ocasião da minha visita e foi mais que suficiente.
O quadro de bailarinos e cantores varia a cada mês. Todos são trazidos de outra cidade da Espanha como Granada, Málaga ou Cádiz, na Andaluzia, entre outras, e passam uma temporada se apresentando. Na noite que fui eram 3 cantores, 2 músicos nas guitarras espanholas, 2 “bailaores” e 3 “bailaoras”, como se diz no jargão flamenco. Eles se apresentam ora sozinhos, ora com outro bailaor. E cada apresentação tem um cantor dando o melhor de si, acompanhado dos músicos.
Eu sempre fico intrigada com a rapidez dos passos e do ritmo e música que eles conseguem fazer com o barulho dos sapatos, as palmas e os gritos incentivados pelos próprios companheiros de “olé”, “guapa”, “vamos”. As expressões que eles transmitem no rosto e corpo, a destreza de dançar com o xale, de esperar o momento certo da música para “taconear” o chão, de dançar em sintonia com os cantores. O flamenco é algo que se sente na alma, nos ouvidos, dentro de você – e eu até brinco que acabo ficando tão cansada quanto os bailarinos só de olhá-los dançando.
Sempre que recebo visitantes em Madrid, recomendo que vão ver um espetáculo de Flamenco. Porque é lindo, porque está nas raízes mais profundas da Espanha, porque é viceral. É uma arte e tanto. E o Cardamomo é um lugar central e descompromissado, que exibe artistas cuidadosamente garimpados das cidades que são consideradas o berço do Flamenco na Espanha, como Cadiz, Málaga, Córdoba e Sevilha, todas situadas na região da Andaluzia. Assim como em Madrid se come o melhor peixe da Espanha, em Madrid também se vê o melhor do Flamenco.
RESERVE SEU HOTEL COM DESCONTO NO CENTRO DE MADRID
E voltando a show… quando os artistas subiram para os seus camarins e eu fui ao banheiro, ainda continuei ouvindo-os alegremente ensaiando outra dança e música para o seguinte show – ou será que eles continuaram dançando e cantando porque não conseguem parar?
Em tempo: não são só as mulheres que dançam Flamenco 😉
Serviço:
Os shows do Cardamomo Tablao Flamenco têm uma hora de duração e 3 horários diariamente: 18h, 20h e 22h. É obrigatório reservar com antecedência, porque costuma lotar – clique aqui e reserve.
Se você quiser jantar, deve chegar 45 minutos antes do espetáculo (com reserva antecipada). Há menus de tapas a partir de 12 euros, e de pratos típicos espanhóis a partir de 20 euros, mas você também pode pedir a la carte.
Endereço: Calle Echegaray, 15. 28014 Madrid
Metrô: Sol, Sevilla e Antón Martin
A visita ao Cardamomo Tablao Flamenco foi um convite, mas isso não reflete na minha opinião, que é pessoal.