BrasilModo de Usar

Praias do Rio de Janeiro: modo de usar

By fevereiro 22nd, 2017No Comments
Rio de Janeiro Copacabana

Se você escolheu ou pensa em escolher o Rio de Janeiro como destino de viagem, com certeza já sabe que vai encontrar muitas praias na Cidade Maravilhosa (como é chamada pelos brasileiros). E quando o assunto é praia, você terá uma infinidade de opções. Muitas mesmo!

Por ter tantas opções, provavelmente você perguntará: e agora, a que praia eu vou? A resposta a esta pergunta é que você pode ir a qualquer uma, todas são lindas. Porém, cada praia possui suas peculiaridades e este pequeno guia vai te ajudar a não só escolher as melhores praias, como também a entender a cultura e as diferenças das principais praias da cidade.

Praias do Rio de Janeiro

Praia de Copacabana

Atualmente, é a praia mais famosa – e a que tem a maior extensão de areia. Nesta praia ficam as grandes redes de hotéis e também o famoso Copacabana Palace, onde se hospedam as celebridades que visitam o Rio, como Madonna e Beyonce. Este hotel luxuoso já foi um casino entre os anos 30 e 40 e celebridades de todo mundo já jogaram lá. É claro que Albert Einstein, Walt Disney e Frank Sinatra, que se divertiram no hotel naquela época, nunca entraram para a lista de famosos jogadores, como Churchill, Napoleão e outros, mas especificamente estão na lista de famosos hóspedes do hotel.

Pela manhã, antes das 10 horas, é o horário ideal para os idosos e pessoas com crianças, até mesmo porque o mar de Copacabana é mais calmo nesse horário. O posto 9, no final da praia, é o local preferido dessas pessoas. Outro local de Copacabana para quem quer tranquilidade é o Leme, que é frequentada pelo mesmo tipo de pessoas que o posto 9. Se você quiser mais agitação, fique entre os postos 3 e 7, onde a praia fica mais cheia.

Rio de Janeiro Copacabana Palace

Foto: Wikimedia

Praia de Ipanema

É um fato incontestável: depois de Copacabana, talvez esta seja a praia mais famosa do Rio. A praia de Ipanema se tornou mundialmente conhecida pela música Garota de Ipanema (The Girl from Ipanema), do cantor e compositor brasileiro Tom Jobim. Ele fez a canção inspirado numa linda garota que ele sempre via frequentando a praia. A canção foi gravada em 1962 e, em 1965, ganhou um Grammy. Tom Jobim faleceu em1994, mas a garota de Ipanema, que se chama Helô Pinheiro, continua viva e linda.

Esta praia é para os jovens e pessoas solteiras, porque é também onde a paquera rola solta. E se você quiser ver o que existe de mais atual na moda do Rio de Janeiro, também deve visitar esta praia. Evite ir de carro porque é muito difícil encontrar local para estacionar.

Rio de Janeiro Ipanema

Foto: Wikimedia

Praia do Flamengo

Nos anos 20 esta era a praia mais famosa da cidade, até que a praia de Copacabana tomou o seu lugar. Ali você encontra não só praia, mas um enorme parque com muito verde. Portanto, você vai ter muito sol, mas também muita sombra. De carro, esta praia fica a uns 5 minutos do centro da cidade e uns 7 minutos da praia de Copacabana.

Devido à água sempre poluída, esta praia não é um local para banhistas porque raramente o mar está liberado para banho.  Mas se você quiser apenas se bronzear, encontrará muito lugar não só na areia, mas também nos gramados. Ao longo da praia existem chuveiros, onde você poderá tomar uma ducha para se refrescar. Esta é a praia ideal para quem quer fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, por causa do parque. Também é a praia ideal para quem tem o Rio de Janeiro na sua bucket list, porque está bem de frente para um dos maiores cartões-postais do país, o Pão de Açúcar.

Rio de Janeiro Praia do Flamengo

Foto: Wikimedia

Prainha

Esta é uma praia bem distante do centro e dos aeroportos da cidade (cerca de 163 Km do centro), mas se você gosta de praias de natureza muito selvagem, sem edifícios e barulho de trânsito ao redor, esta é a praia ideal para você. É uma praia pequena, com vista para montanhas e muita mata, onde carro não entra.

Por ser uma praia bem isolada, o número de pessoas que frequentam o local é muitas vezes menor do que nas outras praias, mesmo em dias quentes de verão, e isto faz da Prainha um lugar muito tranquilo. Porém, esta praia é mesmo famosa por ser o point dos surfistas, porque é onde estão as melhores ondas da cidade. Para surfar lá, muitos turistas alugam pranchas e usam o Surf Bus, um ônibus público adaptado para transportar pranchas, que circula por toda a cidade e passa pela Prainha.

Rio de Janeiro Prainha

Foto: Wikimedia

*Publipost

Vai viajar ao Rio de Janeiro?

Busque seu voo pelo Skyscannerprocure seu hotel com desconto aqui:

Booking.com

 

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

Leave a Reply