Alugamos uma moto e fomos visitar as Marble Mountains, umas montanhas que ficam no meio do caminho entre Hoi An e Danang. O Camilo tinha o super GPS do iPhone dele, então fomos tranquilos. Eis que no caminho uma vietnamita puxa papo na moto ao lado (sim, a gente vai devagar e todo mundo aproveita pra conversar, fofocar, trocar receitas enquanto dirige na estrada). Ela pergunta as coisas de sempre: de onde somos, como nos chamamos, e para onde íamos. Daí ela diz que mora lá do lado das tais montanhas e nos diz para segui-la. O Camilo com seu iPhone, a mulher com sua lábia, e as vacas querendo passar, e eu na garupa tive que registrar o momento kodak.
No fim nossa guia até nos deixou estacionar na frente da loja de esculturas em mármore dela. Claro que depois teríamos que passar pela loja, olhar tudo, eles iam querer nos vender as esculturas nada pesadas de carregar na mochila, etc, mas a gente deu uma contornada na situação e saímos ilesos! hehe
I’m a Buuuuddha |
E quando eu pisei na tal montanha, eu me lembrei direto da nossa amiga catarinense Bruna Moser, com quem fui a Ibiza há 3 anos junto com outras 5 amigas cutiribanas e catarinas. Eis que a Bruna nos contou que na noite anterior elas tinham saído e conhecido um cara. E elas perguntaram ao cara: “o que você faz?”. E o cara respondeu com bom sotaque britânico: “I’m a buuuuudha”. O quê? “I’m a Buuuuudha”. E ela pergunta: “você é um Budha?” E ele diz: “Yes, I build houses, apartments…”….OK, o cara era um “builder” com um super sotaque britânico que quase fez as meninas acreditarem que sim, ele era a encarnação do Buddha. É que a Bruna contando, com a entonação, é de chorar de rir. E claro, de não esquecer…e de lembrar da história cada vez que eu vejo um Buddha.
E nessa montanha tem Buddha de tudo quanto é cor, tamanho e posição. Mas o mais impressionante foi um que estava escavado na própria montanha, e que nós não teríamos visto se não fosse a vendedora de incensos nos mostrar, já que ele estava escondido atrás de um templo, dentro de uma caverninha na própria montanha.
Ali vimos muitos templos e muitas pagodas, super bonitos, cuidadosamente feitos em cima da montanha. E a gente sempre se pergunta: como é que eles fizeram isso tudo ali?
Tem a parte externa, mas o que foi mais legal foi descobrir as várias cavernas escondidas e gigantescas. Esta à esquerda é aberta na parte superior, então os raios solares entram e deixam um clima super místico dentro dela. E lá dentro, adivinhem: mais templos, mais estátuas, mais um Buddha nas alturas, bem legal. Se não fossem as chatinhas (tadinhas) das vendedoras de incenso insistindo pra você comprar um pacote deles….ou vários….
Saindo dali entramos por uma caverna e saímos no lugar mais alto da montanha, com vista pra China Beach! Uma praia bem longa que eu queria ir passar algum dia, mas com o calor que fazia naquele momento eu me contentei em ficar com a imagem dela de cima mesmo. E com a nossa imagem no topo de uma das Marble Mountains!
Ai, adoro o vietnam. Aproveita a praia em Hoi An e manda fazer umas calcas nos trocentos alfaites que tem na cidadezinha.
=)
Ai menina, não fiz roupa não…dá pena amassar tanto na mochila! Eu gostei muito de lá tb, mas conto nos dedos o crème de la crème dali….