Há uma controvérsia entre os peregrinos quando perguntamos sobre os guias do Camino de Santiago que existem no mercado. Há muitos guias e muitos aplicativos mostrando o mapa do Caminho, as rotas, os albergues e hotéis do caminho de Santiago que estão no Booking com seus respectivos endereços e telefones e até o número de camas em cada um. Acho toda essa informação extremamente importante para poder se planejar, para saber quantos quilômetros existem entre uma cidade e outra, se há cozinha ou não, e até saber como é o desnível do terreno pra poder se preparar mentalmente para cada etapa.
Mas o Caminho está todo sinalizado com flechas amarelas. Inteirinho! Se você quiser ir sem nenhum guia, pode ir sem problemas e vai chegar a Santiago.
Há muitos guias do Camino de Santiago que dizem passo a passo o que o peregrino vai encontrar em cada quilômetro do Caminho de Santiago e depois de cada esquina. Também informam o tipo de paisagem que verão à sua frente. Mas qual é a graça de você sair pra caminhar já sabendo o que vai encontrar? Na minha opinião pessoal, isso gera mais ansiedade porque você vai ficar procurando o que o guia está dizendo, e não vai relaxar e se surpreender em uma rota que tem como esse o principal objetivo: relaxar e surpreender.
Não nego que saber de antemão algumas coisas podem te livrar de caminhos mais “pesados”, como por exemplo o da entrada em Burgos onde há um todo marcado com flechas mas que passa por uma parte bem feia, enquanto que há outro que vai por bosques e pelo rio. Nesse momento eu estava sozinha e acabei pegando o caminho feio, porque às vezes nem os melhores guias do Camino de Santiago informam sobre isso. Se soubesse como pegar a rota bonita, teria aproveitado mais. Mas, no final, todos os caminhos levam ao mesmo lugar e isso é o que importa, e quem sabe eu tinha algo que aprender na rota “feia”, não é?
Leia também:
VARIANTE ESPIRITUAL DO CAMINHO PORTUGUÊS
COMO ESCOLHER UM ALBERGUE NO CAMINHO DE SANTIAGO
CAMINHO DE SANTIAGO DE BICICLETA
Eu sou das pessoas que gostam de seguir as flechas amarelas e não planejar tanto, mas respeito quem gosta de estudar a rota exaustivamente e até a leva pendurada no pescoço. Tenho algumas anotações no bloco de notas do celular com coisas imperdíveis em alguns lugares, às quais recorro de vez em quando, mas, no geral, eu prefiro “fazer caminho ao andar”, como diz o poema do Antonio Machado.
Quando fiz o Caminho Francês completo, no entanto, eu ia me informando sobre as etapas através do Guia Eroski Camino de Santiago, que é, entre os guias do Camino de Santiago disponíveis no mercado, meu aplicativo favorito. Tenho no meu celular. Mas algumas etapas eram muito longas e eu acabava comparando com os guias gringos de outros peregrinos que tinham etapas mais parecidas ao guia Michelin Camino de Santiago. E acabei comprando o Guia Michelin, que é bem fino e informa sucintamente as distâncias, os pueblos e o perfil do terreno, já no meu décimo dia de peregrinação. E valeu muito a pena! Você pode adquirir o seu também!
10 RAZÕES PARA VOLTAR AO CAMINHO DE SANTIAGO
Para facilitar a sua escolha, veja a seguir uma lista de guias e aplicativos do Caminho de Santiago, como é cada guia e qual se adapta melhor às suas necessidades. Uma combinação de dois deles, um aplicativo no celular e outro impresso, ainda que você mesmo imprima algumas folhas (mas que não pese e não dê informação excessiva), é o que muitos fazem. Ou apenas o aplicativo no celular mesmo, sem pesos extras. Todos os hospitaleiros dão informações sobre a cidade e as seguintes etapas, e os próprios peregrinos se ajudam muito.
As sugestões a seguir o ajudarão a se planejar antes e durante o Caminho, espero que sejam tão úteis a você como foram para mim, nos meus 8 (até agora) Caminhos. Clique nos links azuis para abri-los.
Guias do Camino de Santiago e Apps
Eroski Consumer
Esse site e aplicativo para celular lista todos os Caminhos de Santiago a pé e diz a quantidade de albergues por cidade, os monumentos com sua respectiva história, uma breve introdução sobre a etapa, além de trazer o mapa do Caminho com os lugares de interesse e a topografia. Tem também o endereço, telefone dos albergues e sua infraestrutura. No site você ainda dispõe de uma calculadora de gastos. Imprescindível!
Guia Michelin Camino de Santiago
Esse guia, em papel, tem menos de 40 páginas só sobre o Caminho Francês de Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela. De consulta rápida, com letras grandes, bastante visual, claro e objetivo. Ele planificou a rota em 34 etapas até Santiago. Pra quem não quer ficar forçando a vista no celular todo o tempo, é uma ótima opção e pode ser encontrado em livrarias na Espanha, em lojas na rota do Caminho de Santiago e também através desse link da Amazon: Mapa-Guía Camino De Santiago (Mapas Temáticos Michelin).
Gronze
Esse guia online, é ótimo porque detalha TODOS os caminhos possíveis e imagináveis a Santiago de Compostela. É uma pena que não tenham feito uma app pra ele ainda. Ele traz informação exaustiva (de cada metro do Caminho) pra você ler, se informar e anotar o que achar importante.
Camino Pilgrim
Esse aplicativo tem bastantes recomendações de peregrinos. Ele traz a rota de cada percurso com quilômetros, lista de albergues e seus preços (lembrando que os albergues privados podem ser reservados, inclusive no mesmo dia da sua chegada). Ele também inclui o itinerário em bicicleta do Caminho Francês e em Finisterra, além da previsão do tempo em qualquer local do Caminho. Disponível somente para Android.
Ur Camino
Soube desse site através de um amigo peregrino, o Rafa do Raffa no Caminho, e achei bacana porque através dele você pode planificar a sua rota especificando quantos quilômetros quer fazer por dia e quanto quer gastar em albergues. O site tem uma calculadora que, com base nesses dados, sugere em que povoados deverá pernoitar e quanto tempo levará pra chegar a Santiago de Compostela. É ótima pra quem quer fazer mais lento ou mais rápido que o normal.
Camino de Santiago Pro
Essa APP, feita pela editora Buen Camino, possui as mesmas características dos aplicativos citados anteriormente, em 5 idiomas. O ponto negativo é que, pra ver algumas rotas, é preciso pagar. Somente o Caminho de Baztanés é grátis para que, segundo eles, você veja como funciona o aplicativo.
Camino Tool
Essa aplicação, além dos mapas e albergues, também indica onde estão igrejas, farmácias e táxis, uma mão na roda pra quem precisar urgentemente desses serviços. Dá pra usar também sem conexão.
Guia prático do Caminho de Santiago
Tudo o que você precisa saber antes de partir para o Caminho, como o treinamento, como arrumar a mochila, onde dormir e o que comer durante a peregrinação. Faça o download grátis através desse link ou clicando na foto abaixo.
Você recomenda outros guias do Camino de Santiago? Escreva nos comentários, assim você pode ajudar a outros peregrinos também. Bom Caminho!
Vou fazer o caminho português! Início em 17/10/2017
Olá Katia! Já está quase chegando! Vai fazer o Central ou o da Costa? Um abraço!
CaminoTool tem informações e reembolso (cashback) nos melhores estabelecimentos da seção Sarria-Santiago de Compostela, e também em Santiago!
Olá Victor, não conhecia. Interessante! Obrigada pela dica!
Olá Suzana,
Vou iniciar o Caminho Inglês dia 11 de maio e a sua descrição irão comigo para me guiar. Obrigada.
Este será o meu segundo caminho, já fiz o português (claro, sou portuguesa!)
Quando chegar a Santiago quero seguir e fazer o caminho de Finisterra. Tem algumas indicações?
Obrigada
Olá Natália! Você já deve estar quase saindo pro caminho Inglês! Que sorte! Olha, o Caminho a Finisterra está bem sinalizado e tem bastantes albergues. Molhe os pés no rio Maceira se puder, e não deixe de ir a Muxia. Há uma bifurcação no terceiro dia do Caminho pra você escolher. Então reserve 4 dias, pra incluir Muxia também. Há um ônibus pra voltar a Santiago quando você terminar o Caminho, não sei se há algum que vá direto a Portugal. Bom Caminho!
oi Suzana,
vou fazer o caminho em maio de 2019.
estou lendo bastante sobre tudo e ás vezes tambem penso que vou pegar a trilha e pronto, venha o que vier; porem, outras, fico receoso e inseguro em ter algum problema. Não sou muito experiente, apesar dos quase 6.9, pois só participei de 1 única peregrinacao, em grupo, até agora. Enfim, como falta ainda bastante tempo, vou continuar me informando sobre tudo, pois já me sinto no caminho. Obrigado pelos incentivos que bc proporciona. Buen Camino, sempre.
Olá Osvaldo! Muito obrigada por ler o blog e pelo elogio 🙂 no Caminho você estará, a maioria das vezes, cercado de pessoas. E foi conversando com elas que eu descobria coisas, não nos guias. Por exemplo que aquela semana o albergue X estava com chinches, que era pra irmos pra outro… que o desvio pra tal lugar vale muito a pena… e também você tem autonomia pra fazer o que quiser, como quiser! Isso é o melhor do Caminho. Seguindo as setas, nunca haverá problemas. E sempre se pode perguntar aos locais também. Todas as vezes que fui ao Caminho (7 até agora) eu fui sozinha. E foi maravilhoso. Ânimo, peregrino! Bom Caminho!
Oi Suzana, obrigada pelas dicas. Maravilhosas! Começo o Caminho no dia 5 de junho (ou 6 se eu decidir ficar um dia a mais no Porto). Ainda não decidi se vou fazer o Central ou pela Costa. Vou esperar chegar lá para saber sobre a temperatura (para também decidir se levo o saco de dormir) e o astral. Estou fazendo os cálculos para comprar os Euros. Quanto mais ou menos precisamos pra diária (albergue/alimentação?). Gostaria também de saber mais ou menos o custo do ônibus de Santiago pra Fisterra e se tem ônibus de Fisterra para eu retomar para o Porto, que é onde começarei o meu Caminho. Obrigada!
Olá Corina! Que bom que você gostou! Olha, saco de dormir de verão é um item essencial. Porque de noite pode fazer frio nos albergues e alguns não têm mantas, só dão um lençol fino descartável para o colchão. Eu fiz em agosto e usei, sim, o saco. Sobre dinheiro, o cálculo é mais ou menos 1 euro por Km. Albergues entre 6 e 10 euros, menu do peregrino entre 10 e 12 euros, mais algo pro café da manhã, frutas, etc. 30 por dia mais ou menos, mas há dias que vc vai gastar bem menos, dependendo se vai cozinhar com mais gente em albergues com cozinha, etc. O site do onibus para Finisterra é o Monbus http://www.monbus.es/es/rutas-puntos-de-venta/465/viajar-fisterra-estacion-de-autobuses-santiago-de-compostela-estacion-de-autobuses/ Custa 5 euros Santiago – Finisterra, e vc precisa voltar a Santiago pra pegar o onibus pro Porto, no site da Alsa. https://www.alsa.es/rutas/santiago-compostela-oporto.htm Bom Caminho! Me diz depois qual você escolheu 🙂
ESTOU PROCURANDO UM GUIA QUE ME DIGA TODOS OS LUGARES PARA FICAR, ALBERGUES, HOSTAL, CASA RURAL.. PORQUE ESTES GUIAS SÓ DIZEM SOBRE OS ALBERGUES.
SE PUDEREM ME AJUDAR COM ALGUMA DICA EU AGRADEÇO MUUUITO!!!
Olá Carlos, tudo bem? Entendo a sua preocupação, mas você tem vários aplicativos que pode usar pra encontrar a hospedagem da sua preferência. No Gronze, por exemplo, tem albergues e hotéis, hostais, etc (mas é um site, não uma app). Isso acontece porque a maioria dos peregrinos busca primeiro o albergue. Caso esste esteja lotado, eles partem pras outras opções disponíveis. Mas se você quiser reservar hostais, hotéis ou casas rurais, recomendo usar o link do Booking: https://www.booking.com/?aid=818171. Os albergues públicos são os únicos que não aceitam reservas. Qual dos Caminhos você está planejando fazer? Um abraço!
Oi Suzana , sempre tive vontade de fazer o caminho . Ainda não o fiz . Gostaria de saber qual a melhor rota p começar e de onde partir ? Obrigada .
Oi Vera, tudo bem? Tudo vai depender de quanto tempo você terá pra fazer o Caminho. Pra quem faz a primeira vez, eu recomendo o Caminho Francês, que é o mais estruturado. Se você quiser ter um gostinho do Caminho, pra ver se se adapta, pode fazer os últimos 200 km desde Ponferrada, ou os últimos 100 km desde Sarria, que são duas cidades na Espanha. Outros caminhos mais curtos são o Português, saindo do Porto https://www.thatgoodtrip.com/etapas-do-caminho-portugues-da-costa/ (12 dias) ou o Inglês, saindo de Ferrol, na Galícia https://www.thatgoodtrip.com/etapas-do-caminho-ingles/ (6 a 7 dias). Bom Caminho!