O mês de julho chega com a famosa festa de San Fermin em Pamplona, na Espanha. Elaboramos um post com as perguntas e respostas mais frequentes para que você possa aproveitar ao máximo uma das festas mais divertidas do país.
Quando começa a festa de San Fermin?
A data oficial é dia 7 de julho, que memorizamos por causa da musiquinha famosa que diz assim: “1 de enero, 2 de febrero, 3 de marzo, 4 de abril, 5 de maio, 6 de junio, 7 de julio San Fermin; a Pamplona hemos de ir, con una media, con una media, a Pamplona hemos de ir, con una media y un calcetín”. O evento de abertura se chama Chupinazo, que acontece ao meio dia em frente à Casa Consistorial, no primeiro dia da festa.
Como funciona a festa de San Fermin?
A festa acontece durante todo o dia e noite principalmente pelas ruas do centro antigo. É uma mistura de Carnaval com celebração do patrono da cidade, San Fermín. As pessoas se vestem de branco e usam um lenço vermelho no pescoço e uma faixa da mesma cor na cintura em homenagem ao santo. Daí você faz a festa que escolher, seja dando um passeio e conhecendo a cidade, seja indo de bar em bar como a maioria faz.
Charangas locais passam pela rua arrastando vários “foliões” e, se estiver calor, dá até pra pedir água aos céus que elas são jogadas de alguns balcões para aplacar o calor. Apesar de envolver quantidades enormes de álcool, não há registros de brigas, muito pelo contrário. E a noite acaba às 8 da manhã com o encierro, que é quando os touros correm pelas ruas e as pessoas correm deles.
Festa de San Fermin: como ver o encierro?
O percurso do encierro é de 875 metros e pra participar dele não se paga nada, bastando não estar bêbado e entrar no local da concentração de 6:30 às 7:30 da manhã. A porta de entrada para os corredores está na Plaza Consistorial. Para todos os outros reles mortais que não querem arriscar a vida, como eu, há várias formas de ver o evento.
Uma delas é conseguir um lugar em cima da baia de madeira que é colocada ao longo do percurso a partir das 5:30 da manhã, mas tendo em conta que o encierro só acontece às 8:00, saiba que você terá que ficar se equilibrando sobre essa baia durante um par de horas pelo menos, o que não é nada confortável.
Outra maneira é subir a algum lugar alto que você encontre. Vale tudo: postes, muros, árvores, até o semáforo. Eu subi no parapeito de uma janela e foi bem cansativo.
A terceira maneira é vendo num telão gigante na Plaza del Castillo e a quarta é entrando em algum bar ou lanchonete com telão. Essas duas últimas opções são as mais confortáveis, já que você vê todos os trechos transmitidos ao vivo, desde a concentração dos corredores até a vinda dos touros e seu avanço pelo percurso.
Festa de San Fermin: onde descansar?
Se você está aproveitando o clima animado de Pamplona durante toda a tarde e noite e tem um hotel reservado, sorte a sua! Mas se você vai de esquema bate-volta de Madrid ou outra cidade (que foi o meu caso em 3 das 4 ocasiões em que participei da festa), você precisa saber de alguns detalhes importantes. Há um lugar para deixar sua mochila (se ela for grande e pesada) no centro que se chama consigna. Não vale a pena andar pela cidade carregando coisas, vá o mais leve possível e leve um casaco porque de noite faz frio.
ONDE DORMIR BARATO EM PAMPLONA
De madrugada provavelmente você vá querer tirar um cochilo, e vai estar tão cansado que dormirá onde estiver ou, se quiser menos ruído, dentro de um caixa automático ou em um parking escondido entre os carros são boas opções. Você vai ver, de manhã, muita gente dormindo na grama dos parques com seus sacos de dormir (que estiveram toda a noite guardados na consigna – o guarda volumes). Só não pode armar barraca, de resto (quase) tudo é possível. Durante a festa a polícia faz concessões e permite que os que vêm de fora descansem onde encontrarem lugar, já que não há hotéis e casas para todos.
Mas claro que é muito melhor ter um hotel, hostal ou pensão pra descansar bem, principalmente se você não tem mais 20 anos! Veja as dicas de hotéis em Pamplona que damos ao longo desse post.
Por que ir à festa de San Fermin?
Porque você vê todo mundo da cidade vestido de branco e vermelho, desde os pais, avós e bebês, até os motoristas de ônibus, os cachorros e os donos de estabelecimentos.
Você vai ver de perto como o povo espanhol é festeiro e divertido, vai conhecer as canções que eles cantam antes, durante e até ao terminar a festa (“pobre de mí, pobre de mí, que se han acabado las fiestas de San Fermín”), vai conhecer uma cidade linda com uma tradição importante e reconhecida internacionalmente.
Come-se muito bem na região, principalmente os pintxos, que é como são chamadas as tapas locais. O resto eu deixo para você descobrir quando for 😉
OUTRA DICA DE HOSTAL BOM, BONITO E BARATO EM PAMPLONA
A festa de San Fermin é para você se…
- Você não se incomoda com grandes aglomerações envolvendo altas quantidades de álcool
- Você gosta de manifestações culturais locais
- Você é curioso e festeiro
- Você é jovem de espírito para aguentar um evento que dura o dia inteiro e a noite inteira
- Você gosta de conhecer gente internacional e se divertir sem notar o tempo passar.
A festa de San Fermin não é para você se…
- Você não gosta de apertos
- Gente bêbada se dirige a você em qualquer idioma e você não está a fim de papo
- Você prefere lugares limpos e organizados
- Não gosta de barulho
- Quer dormir em um lugar silencioso
- Quer ser atendido rápido em restaurantes
Nesses casos, prefira conhecer Pamplona em qualquer outra época que não coincida com a festa – inclusive durante o Caminho de Santiago, que passa pela cidade.
Eu adoro esse vídeo 😉 é o resumo do que é o San Fermin pra mim <3
Conheça também essas outras festas espanholas:
La Tomatina
Feria de Abril em Sevilha
Batalha do Vinho
Hehehe você é uma expert em Festas de San Fermín, chica 😉 Aliás, sabe muuuuito sobre a Espanha. Vou continuar lendo o seu blog para descobrir mais tradições espanholas. Besos!!
A Espanha tem uma festa mais divertida que a outra mesmo, difícil não querer ir 😉 beijos e gracias!
Hahahaha estou morando na comunida Valenciana e estava pensando seriamente em ir à festa, mas depois que li os seus comentários sobre a festa “Não é pra você se…” cheguei a conclusão que não quero ir kkk
hahaha não sei o que te assustou, Diego, e não era a intenção 😉 É para os fortes mesmo. Mas cada um tem a sua aventura. Não deixe de ir, de repente a sua experiência é bem diferente da minha, né? Eu iria…e depois voltaria pra me contar como foi. Suerte!
Adorei a dica. Quem sabe um dia….
Oi Luciana! É uma das festas mais divertidas da Espanha! Deixa anotado na sua “Bucket List” (a minha lista é essa: https://www.thatgoodtrip.com/minha-bucket-list/) 😉 um abraço!