Buen Camino

Etapas do Caminho Inglês

By janeiro 28th, 20207 Comentários
Etapas do Caminho Ingles: o começo

As etapas do Caminho Ingles de Santiago são 6, mas ele pode ser feito de 5 a 7 dias. Tudo vai depender de quanto você decidir caminhar por dia. É uma boa opção para quem tem pouco tempo e quer fazer um caminho do princípio ao fim, em lugar de fazer apenas trechos de outros caminhos. Também é para aqueles peregrinos que já fizeram outros Caminhos e querem conhecer um caminho menos massificado, bem verde e tranquilo.

Esse Caminho foi o 5º mais percorrido em 2017, ficando atrás do Caminho Francês (escolhido por 60% das pessoas), do Caminho Português (20%), Caminho do Norte (6%) e Caminho Primitivo (4,5%). 3,7% escolheram o Caminho Inglês. Se você quiser andar sossegado, já sabe onde ir 😉

Etapas do Caminho Ingles: chegando a Neda

Chegando a Neda, no Caminho Inglês

O Caminho Inglês teve o seu traçado original na saída de Ferrol alterado recentemente, mas está bem sinalizado com as flechas amarelas e conchas. Mesmo com essa modificação, as etapas do Caminho Ingles continuam tendo o mesmo número, ou seja, podem ser feitas em até 7 dias, se você preferir não cansar muito.

Há duas opções de início: Ferrol (110 Km) e A Coruña (96 Km), ambas na região da Galícia. O bacana desses dois trajetos com inícios diferentes é que, se quiser repeti-lo, pode começar pelo outro e, assim, aventurar-se por novas paisagens.

Onde dormir em Ferrol: o Hotel Almendra é o mais recomendado pelos peregrinos 

Quem começa o Caminho de Santiago em A Coruña recebe a Compostela, que é o diploma que comprova a sua peregrinação, nesses 3 casos:

Etapas do Caminho Ingles: mapa do Caminho Inglês

Há mais Caminhos de Santiago no mundo do que sonha a nossa vã filosofia. Eu vejo isso como uma vantagem e um bom sinal! Isso significa que há muita gente nesse mundo que gosta de sair da sua zona de conforto e lançar-se ao desafio de caminhar por dias a fio, levando só o básico na mochila e descobrindo durante o trajeto muito mais coisas do que ela poderia sonhar. Outro caminho mais curto e muito procurado é o Caminho Português da Costa.

Cada caminho é diferente, assim como caminhar em determinadas épocas do ano faz com que ele seja outro. E voltar ao Caminho também te traz novas sensações, novas bagagens, porque você nunca é o mesmo de antes.

Seja qual for o motivo que o trouxe até essas páginas e que o levará a percorrer as etapas do Caminho Ingles em breve, seja indo sozinho, com amigos ou em família, sempre vale a pena reservar uns dias a cada ano pra calçar as botas e ir passar uns dias nesse mundo paralelo de aprendizados constantes.

Etapas do Caminho Ingles: sinalização

Etapas do Caminho Ingles

Veja a seguir os 6 vídeos das etapas do caminho Ingles que contam a minha experiência percorrendo-o a pé no mês de julho. Todos os vídeos têm menos de 2 minutos. O problema que tive foi que escolhi uma semana muito concorrida dentro desse mês, já que eu e todos os que tomamos essa decisão queríamos chegar a tempo de participar da Festa do Apóstolo Santiago, que acontece na 2ª quinzena de julho. Por isso o Caminho estava mais cheio que o normal. Tenha isso em mente porque os poucos albergues, que costumam ser suficientes o resto do ano, lotam durante esses dias . Mas seguindo essa e as demais recomendações que deixo a seguir, você vai gostar bastante dessa experiência. Vamos lá?

Leia também:

Dia 1: Ferrol a Neda (15 Km)

Peguei o ônibus de Madrid à meia noite e cheguei em Ferrol às 8:00 da manhã. No caminho para pegar a credencial na Concatedral de San Julián de Ferrol (que só abre às 10:30 da manhã), parei para tomar café. O centro da cidade é bem bonitinho e, se você vai caminhando em direção ao marco zero do Caminho Inglês, passará pelo edifício azul da Pescadería e verá que bonita é a arquitetura da cidade. Há uma Oficina de Atenção ao Peregrino com mapas e onde você pode carimbar a sua credencial antes de começar.

Há um traçado novo no primeiro dia do Caminho Inglês, que vai de Ferrol a Neda, mas ainda assim a saída da cidade é bem industrial. Pouco a pouco você vai deixando essas paisagens pra trás até chegar a Neda. Há quem caminhe esse primeiro dia direto até Pontedeume, mas gostei de começar fazendo 15 Km e ir deixando meu corpo ir pegando o ritmo pouco a pouco. O albergue de Neda é pequeno e costuma ter suficientes camas pra todos. Caso esteja cheio quando você chegar, fique na Pensión Maragoto ou, se quiser mais conforto (e uma piscina!), fique no Pazo da Merced.

Dia 2: Neda a Pontedeume (16 Km)

Saí às 6:45 da manhã, dessa vez na companhia de um casal italiano muito simpático. Tomamos café só às 8:15, assim adiantamos um bom trecho. A etapa foi curta e bonita. Passamos por florestas de eucalipto, fizemos fotos nos campos de feno, passamos pela praia da Magdalena (da próxima vez vou parar e dar um mergulho) e chegamos na cidade à beira do rio Eume pela sua ponte (daí vem o nome Pontedeume) e peguei a última vaga do albergue público (que é bem pequeno). Os italianos ficaram na Pension Casa Apilladeira e gostaram muito. Não perca a missa das 20:00 na Igreja de Santiago!

Dia 3: Pontedeume a Betanzos (20 Km)

Saímos outra vez cedinho, às 6:45, e a ponte estava linda, toda iluminada! A saída é um subidão infernal, por isso fomos bem devagar. Mais adiante vimos horreos, pontes antigas, parreiras, até pararmos para o café. Parei pra ver a igreja de Betanzos (que cidade fofa!) e cheguei por último ao albergue, de novo! Tinha uma fila enorme e apenas 35 lugares (teve muita gente que chegou depois de mim e ficou pra fora). O albergue municipal é lindo, fica em um edifício histórico e tem cozinha toda equipada. Coma a famosa e deliciosa tortilha de batata da Casa Miranda, caso o mesón O Pote esteja fechado. E, caso fique sem alojamento, o Hotel Villa de Betanzos é lindo e silencioso e fica bem no centro.

Dia 4: Betanzos a Hospital de Bruma (28 Km)

A quarta das etapas do Caminho Ingles é bastante longa e cansativa, e o primeiro bar fica em Presedo. Aliás, Presedo está na metade do caminho e tem um albergue (nota mental: dormir lá da próxima vez e dividir essa etapa em 2). O dia inteiro foi de subidas bem pesadas. Antes da subida final, em San Paio de Vilacova, tem um bar. Aproveite porque é o último da etapa. O albergue de Hospital de Bruma estava completo mas já tínhamos reservado no hotel do seguinte povoado O Mesón do Vento (anote e reserve: Hotel Canaíma, mas muita gente também fica no O Mesón Novo , que está ao lado).

Dia 5: Hospital de Bruma a Sigüeiro (24 Km)

Essa etapa foi mais fácil, e além disso, ao sair, vimos um amanhecer maravilhoso com vários tons de vermelho e uma bruma cobrindo toda a região. Hoje vimos até um dinossauro, mas conseguimos fugir dele 😉 O caminho é mais plano e há uma reta final de 5Km até Sigüeiro que já nos haviam avisado que era chata e monótona, e realmente é. Vá preparado pra cantar, conversar e outras técnicas pra seguir em frente! A cidade de Sigüeiro não tem albergue municipal, só privados, e eu recomendo fortemente o Albergue Camiño Real, o melhor de todos. Ele tem, além das beliches, quartos com camas baixas e quartos duplos, além de um café da manhã farto e delicioso! Mandem um abraço meu pra Alicia, a querida proprietária, se dormirem lá 😉

Dia 6: Sigüeiro a Santiago de Compostela (16,7 Km)

O último dia sempre é uma mistura de alegria e tristeza por chegar a Santiago de Compostela. É sempre o mais introspectivo também. Saímos na companhia de vários peregrinos enquanto íamos cruzando bosques e zonas rurais, até chegar a uma parte industrial e chatinha, o Polígono Industrial do Tambre. A partir daí entramos em Santiago pela sua parte norte, e o primeiro que avistamos é a Igreja de San Francisco. Dali é só virar à esquerda e seguir até a praça do Obradoiro, onde sempre há uma alegria indescritível!

Espero que esses vídeos ajudem na sua preparação para percorrer as etapas do Caminho Ingles que, em  110 Km, unem Ferrol a Santiago! Chegando na cidade você tem a opção de dormir no Albergue Seminário Menor, que é o albergue municipal, mas ele está a 10 minutos do centro da cidade. Com as pernas cansadas, muita gente aproveita a chegada para se dar de presente um quarto só para si na lindíssima Hospedería San Martin Pinario, que fica em um antigo monastério ao lado da catedral e tem uma ala reservada para peregrinos, com quartos simples mas acolhedores. Depois que eu fiquei lá pela primeira vez, sempre tento voltar. Se não tiver vaga, outras opções que recomendo são a Pensión Residencia Fonseca, com quartos duplos ou para pequenos grupos, ou o albergue The Last Stamp, que fica em um edifício histórico de pedra e é bem novinho.

Mas se você quiser um pouco mais de conforto e um super jardim pra relaxar, e ainda estar a 300 metros da catedral, o hotel Virxe da Cerca, que pertence ao grupo de Pousadas de Compostela, vai conquistar o seu coração.

Leia também: QUANTO CUSTA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO?

 

Espero que vocês tenham gostado desse relato detalhado das minhas 6 etapas do Caminho Inglês e se animem a percorrê-lo! E usem os links em azul para reservar outros hostels e pensões, caso seja necessário, colocando a data e número de pessoas e escolhendo a melhor opção para garantir uma boa noite de descanso – que é muito importante e necessário!

Guia do Caminho de Santiago de Compostela That Good TripSe tiver dúvidas sobre a preparação para o Caminho, como organizar os itens em uma mochila pequena e útil, como escolher os albergues e outras dicas, faça o download desse guia grátis! Siga-me na página do That Good Trip no Facebook e não perca os novos posts. E pra quaisquer outras questões, deixe um comentário aqui abaixo que eu respondo todos!

Bom Caminho!

 

Fale comigo!

Precisa de ajuda pra se organizar?

CONHEÇA NOSSAS ASSESSORIAS

 

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

7 Comentários

  • Pretendo fazer o caminho inglês em Setembro próximo, e tenho ouvido comentários sobre uma deficiente sinalética que pode levar os peregrinos a perderem-se. Alguém
    me sabe informar se na verdade a falta de sinalética; as setas amarelas , nos pode induzir em erro ? Obrigado.

    • Suzana disse:

      Olá Antonio! A primeira parte do Caminho Inglês sofreu modificações mas está toda bem sinalizada, bem como as seguintes etapas. Antes de começar seu caminho, em setembro, passe pela oficina do peregrino, que fica ao lado da primeira marcação do Caminho, e veja se houve mais modificações. As únicas queixas que ouvi ultimamente foram os poucos lugares nos albergues públicos, por isso pode-se precisar reservar algum particular (há sugestões de onde dormir no post). Bom Caminho!

  • CLÁUDIA CARISE RODRIGUES PINHO disse:

    so tenho dois tres dias para fazer o caminho gostava de terminar em s tiago de compostela ,onde devo iniciar ??

    • Suzana disse:

      Olá Claudia, tudo bem? Você quer fazer o Caminho Inglês? Se você estiver acostumada a caminhar, comece em Betanzos, que é uma cidade linda e com a melhor tortilla de batata da região. Mas dali serão etapas de 28km, depois 24 e depois 17 km até Compostela. Está tudo explicadinho no post. Bom Caminho!

  • Benedita disse:

    Olá, boa tarde
    sou Portuguesa e
    estou a começar a preparar o caminho Inglês,
    gostaria de o fazer na sua totalidade, ou seja
    1 – Ferrol – Pontedeume
    2 – Pontedeume – Betanzos
    3 – Betanzos – Hospital de Bruma
    e aqui apanhar um transporte, para a Corunha, para fazer a Etapa entre a Corunha e Bruma, dando depois seguimento ao restante caminho.
    A questão que gostaria de colocar é se é possível, ou se existe essa possibilidade, existem transportes publicos que façam a ligação entre estes dois pontos!?

    • Suzana disse:

      Olá Benedita, tudo bem? Sim, você pode pegar um autocarro que vai desde Mesón do Vento até A Coruña. Mesón do Vento está 4 km aproximadamente depois de Hospital de Bruma (eu dormi em Mesón do Vento porque estava cheio o albergue de Bruma). Busque no site da Monbus http://www.monbus.es/es, agora em agosto há a cada hora e a viagem dura 50 minutos. Espero ter ajudado! Bom Caminho!

Leave a Reply