Eu sempre achei que os campos de lavanda, aqueles imensos e super fotogênicos, só existiam na Provença, região do sul da França. Aliás, já fui duas vezes pra lá e, apesar de ver produtos feitos com lavanda por todos os lados, nunca coincidi com a época de vê-los in natura.
E qual não é a minha surpresa quando descobri, este ano, que há imensos campos de lavanda na Espanha – que não deixam nada a desejar aos da França? Esses campos ficam perto da cidadezinha de Brihuega, na região de Guadalajara, a 98 quilômetros de Madrid. Isso dá uma hora de carro. É muito perto!
A plantação tem cerca de 1000 hectares e corresponde a 10% da produção mundial de lavanda.
Campos de lavanda perto de Madrid
Fomos com a Martina e o Diego do blog The Get Away, seguindo a indicação de outros blogs e não teve erro para chegar. O que fizemos, que acabou sendo uma boa idéia, foi visitar o lugar no fim de semana anterior ao Festival de la Lavanda. Assim garantimos que os campos estariam no seu máximo esplendor mas não na sua máxima lotação 😉
Outra dica: fomos pela tarde. Como os dias na Espanha são bem longos no verão, não tínhamos necessidade de madrugar, e dizem que a melhor luz é a do por do sol (ou do amanhecer), além de que, nessas horas, há menos abelhas. Saímos de Madrid 14:30, paramos em Torija, que é o pueblo que se vê antes de Brihuega, e visitamos o seu lindo castelo, transformado em um museu que conta sobre a natureza e a cultura da região de Guadalajara, e tem uma torre dedicada ao livro Viaje a la Alcarria, do escritor Camilo José Cela, Prêmio Nobel de Literatura em 1989. Alcarria é o nome da região onde se encontra Brihuega.
Quando floresce a lavanda?
A época para visitar os campos de lavanda em Brihuega é na metade do mês de julho, aproximadamente. Tudo depende do clima, das chuvas, e das mudanças climáticas. Pode ser que a florada aconteça antes ou depois, e é muito mais bonito ver os campos roxos, e não verdes – que é a cor do talo dessas plantas.
Além do aroma delicioso de lavanda, os campos são visitados com um zumbido intermitente de abelhas 🙂 por isso recomenda-se ir bem cedo ou no por do sol, quando elas já foram embora. Mas elas não nos atrapalharam, já que estavam completamente ocupadas colhendo o pólen.
Onde ver os campos de lavanda?
Quando saímos de Torija em direção a Brihuega, vimos um campo pequeno à esquerda e duas pessoas fotografando. Demos a volta, estacionamos em uma estradinha próxima e viemos andando pelo acostamento pra fazer o mesmo. Caso não encontrássemos os outros campos, pelo menos um já estava garantido. E no fim foram as melhores fotos que fizemos 😉 o campo inteiro para nós, com o sol bem de frente, que garantiu fotos lindas e coloridas 😀 Esse campo fica 2 km antes da entrada de Brihuega.
Depois seguimos em direção à cidade e, saindo dela, buscamos a estrada CM-2005 em direção a Villaviciosa de Tajuña. 4 quilômetros depois já podíamos ver os campos, enormes, imensos! Há 2 estacionamentos, nós paramos o carro ao lado de um monumento em homenagem à Batalha de Villaviciosa. Dali é só caminhar em direção a esse pueblo e ir vendo e fotografando os campos, todos de propriedade dos Hermanos Corral. Mas cuidado! Há um carro da família monitorando a região e vendo quem pisa na propriedade deles…porque está proibido. Eles nos pegaram com a boca na botija e disseram que tínhamos que comprar uma pulseira por 2 euros pra visitar os campos. Saímos, fomos andando e mais adiante, na mesma estradinha, tinha mais campos menos visados e tão bonitos quanto 😉
Os outros campos estão saindo de Brihuega e seguindo em direção a Malacuera, pegando a estrada GU-925. Depois de 8 km já aparecem os campos pintados de roxo, da mesma família, e é lá onde se celebra o Festival de la Lavanda.
Festival de la Lavanda de Brihuega
No auge da floração, a cidade promove o Festival da Lavanda, celebrando o início da colheita, quando essas delicadas flores passarão por um processo que extrai a sua essência que é utilizada para vários produtos, incluindo perfumes, sabonetes, sem contar o mel de flores de lavanda, delicioso!
Nessa celebração as pessoas se vestem de branco e se sentam entre as flores para sentir o aroma, ver o por do sol e apreciar um show em um cenário tão especial. Mais informações sobre o festival aqui.
Visitamos também a cidade de Brihuega que fica um charme, toda decorada pelos moradores, toda roxinha! E há várias atividades, visitas aos campos, shows… fica a dica!
Olá !
Gostaria de uma informação gostaria de saber se final de agosto e primeira quinzena de setembro ainda há flores no campo de lavandas.E qual o local q posso visitar.Cheguei ontem em Madrid e gostaria de conhecer.
Há campos de girassois?
Desde já agradeço
Olá Graci, tudo bem? Em agosto já não há, porque já foi feita a colheita. Por isso julho é o mês ideal para vê-las. Há campos de girassóis, sim. O último que fui é perto de uma cidadezinha a 1 hora de Madrid que se chama Armuña de Tajuña, mas não foi esse ano. Na verdade, ao viajar de carro pela Espanha, aparecem campos por todos os lados, só tem que dar sorte de não terem sido colhidos ainda. Um abraço!
Olá, sabem se no primeiro fim de semana de agosto já foi feita a colheita? Gostaria de visitar o campo este proximo fim de semana (03/08) mas não queria ir ao engano… Obrigada
Olá Alexandra,
acabei de ligar na oficina de turismo de lá e este fim de semana ainda dá pra visitar. Vão começar a colheita só no final da semana que vem, mas isso depende da floração. Disfruta! Um abraço
Olá Suzana
Gostaria de visitar os campos de lavanda de Brihuega – Espanha no último fim de semana de julho deste ano, ou seja dia 27 e 28. Consegue dizer-me por favor se nessa altura ainda estão em flor?
Muito obrigada
Gisele
Olá Gisele, tudo bem? Infelizmente não dá pra saber se ainda estarão em flor porque tudo depende das condições climatológicas desse ano. Haverá um festival com shows dias 19 e 20 de julho, então é bem provável que nessas datas seja o auge da floração. Mas eu, se fosse você, arriscaria nas datas que você quer. Se puder ir antes, no entanto, é melhor. Um abraço!