É assim: você faz o Caminho de Santiago, adora, faz amigos, aprende grandes lições, pega sua tão sonhada Compostela e…já começa a pensar quando vai fazê-lo de novo.
Por que isso acontece?
A resposta é simples: aconteceu algo dentro de você. Algo muito bom, que você não sabe como chamar. Ou talvez até saiba. Você teve aquele gostinho e não teve outra: viciou. Sim, o Caminho vicia. Mas é um vício bom, vamos combinar.
Pode ser que você não pense em voltar logo em seguida. As bolhas vão precisar ser curadas antes. O sono vai ter que ser reposto. O corpo vai deixar de ser tão exigido por semanas a fio. Você vai ganhar os quilos que perdeu rapidinho hehehe (desculpa mas eu tinha que falar a verdade).
Mas daí você faz um grupo do Caminho de Santiago no Facebook. Secreto, só pros seus amigos peregrinos. E daí um posta alguma foto nesse grupo. Todos lembram daquele dia e uma leve nostalgia invade essas mentes de maneira instantânea. Daí você vai visitar alguns deles nos seus respectivos países e conversa muito sobre tudo e todos. Chega o longo inverno e você continua com a cabeça naquele por do sol do verão de Finisterra.
Foram tantos perrengues e tantos momentos bons que você continua fazendo aquela sensação durar meses e até anos. Tem gente que fala mesmo que se passaram muitos anos e parece que foi ontem.
Mas por que voltar, voltar por que? Se eu não quero estragar aquela boa sensação… Elementar, meu caro peregrino: cada Caminho é único, assim como cada experiência vivida nele. Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Mas será ótimo, como sempre! Não acredita?
Leia também: QUANTO CUSTA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO?
Em 2015 voltei a fazer os últimos 115 km entre Sarria e Santiago pela terceira vez. E tive um choque: parecia que nunca tinha percorrido esse trecho. Não me lembrava da maioria do trajeto! Fiquei até preocupada, pensei que tinha esquecido tudo desde a minha primeira vez há 6 anos – não pode ser, fazia tão pouco tempo…
Pois é. Talvez nas outras vezes eu tenha passado conversando com alguém por esses trechos e não me dei conta do caminho. Outra possibilidade é ter passado por ali em outra hora do dia, de tarde ao invés de cedinho. Ou estava chovendo e não dava pra ver nada. Ou estava escuro, antes de amanhecer, e não vi nada mesmo.
Mas o fato é que na minha terceira vez ali era como se fosse a primeira. E outro fator que conta bastante é o seguinte: eu não sou mais a mesma de 6 anos atrás. Eu tenho mais bagagem acumulada e, com certeza, outros olhos. Eu enxergo coisas novas a todo instante porque sei como buscá-las. E por isso o Caminho pra mim se tornou algo que sempre vai ser novo, sempre vai ser a minha primeira vez nele. E achei isso fantástico!
Você também pode fazer mais vezes o mesmo trecho como se fosse algo novo. Como fazer isso?
-
Pare em cidades onde não parou anteriormente.
-
Fique em outros albergues.
-
Pare em outros bares. Converse mais com os donos deles.
-
Perca o foco. Não siga tanto as regras dos demais, nem mesmo as suas próprias.
-
Siga as placas indicando as bifurcações a lugares lindos e escondidos que ninguém costuma ir (pela pressa…)
-
Caminhe menos quilômetros em alguns dias se quiser.
-
Caminhe de tardezinha e chegue algum dia no albergue lá pelas 9 da noite.
-
Saia pra caminhar mais tarde e perca mais tempo durante o seu dia.
-
Saia alguns dias às 8 da manhã do albergue.
-
Molhe os pés ou entre de corpo inteiro nos rios (frios) do Caminho.
Em resumo, adote outro ritmo e você verá um Caminho novinho em folha à sua frente, esperando pra ser degustado com a calma que ele merece.
E prepare-se… porque esse vício não tem cura:)
Leia também:
- 10 Coisas que ninguém te diz sobre o Caminho de Santiago
- Como escolher um albergue no Caminho de Santiago
- Como faço para levar minha família ao Caminho de Santiago
- O que o Caminho de Santiago significa pra mim
Maravilhoso post!!!Fiz o Caminho em 2014 e penso nele todo dia, saudade, saudade e saudade, um dia eu volto.
Very interesting. I would like to do.
U have done the camino 3 times and would do it another 3 times
Another 100 times or more 😉
O artigo mexeu comigo. Também fiz Sarria Santiago em setembro passado depois de me aposentar, aos 66 anos de idade e foi uma das mais extraordinárias experiências de minha Vida. Quando começo a pensar em refazer o Caminho, me deparo com esta matéria motivadora. Parabéns Susana. Quando tiver um tempinho entra no Google e procura “Caminho de Santiago a pé em 13 dias”. Depois me conta.
Waldey Sanchez
Olá Waldey,
que bacana o seu comentário, obrigada! Volte mesmo (eu já voltei 5 vezes), cada vez é diferente da anterior e você vai colecionando momentos indescritíveis na sua mente. Vou buscar o seu texto sim. Um abraço e Bom Caminho!
Tão, mas tão verdade!!!
Essa é a razão desse vício incurável 😉 Bom Caminho, Susana!
Quatro vezes, quase seguidas, e uma longa espera de anos para a quinta! Que virá seguramente, algum dia… 🙂 Beijão, Suz!
É viciante e faz muito bem pra pele e pra alma, né? 🙂 beijos, peregrina que me abriu os Caminhos!
saudade. três vezes foi pouco.. Partilhar essa experiência com meu irmão FOI A MELHOR COISA QUE JÁ ME ACONTECEU. E VOCêS A ASSOCIAÇÃO FAZEM PARTE DISSO VALEU 2010,2012,1015 e… .
Fico feliz com o seu relato Yara! Um trecho de um dos meus caminhos eu partilhei com os meus pais e foi também maravilhoso: https://www.thatgoodtrip.com/caminho-de-santiago-em-familia/ Um abraço e Bom Caminho!
Perfeito. Esse relato é de quem realmente se jogou no caminho.
Obrigada! Realmente é apaixonante viver o Caminho. Você também se jogou? 😉 Abraços peregrinos!
REALMENTE O DESEJO DE RETORNAR EXISTE DIARIAMENTE, FIZ O CAMINHO EM 2014, E NÃO DEIXO DE IMAGINAR MEU RETORNO. ACREDITO QUE FAREI AGORA EM 2019, NA PRIMEIRA VEZ FORAM 30 DIAS (01/09 A 30/09/14), SEM BOLHAS E COM MUUUITAS ALEGRIAS E SATISFAÇÕES.
Oi Antonio! Que alegria ler que eu não sou a única 😉 E que bom que não teve bolhas, só alegrias. Vai retornar ao Caminho Francês ou pretende conhecer algum dos outros? Bom Caminho!!
FIZ O CAMINHO FRANCÊS EM 2017 SAINDO DE SAINT JEAN PIED DE PORT ATE SANTIAGO EM 34 DIAS E FOI A MELHOR EXPERIÊNCIA DE MINHA VIDA PENSO NELE TODOS OS DIAS ATE HOJE QUASE QUE DIARIAMENTE ASSISTO OS VIDEOS E MANTENHO CONTATO COM PRATICAMENTE TODOS QUE CONHECI E DIGO COM SINCERIDADE VOCE NÃO ESQUECE JAMAIS E TODOS OS DIAS PENSO EM VOLTAR QUE COISA FANTASTICA E A EXPERIÊNCIA DE FAZER O CAMINHO É ALGO INSUBSTITUÍVEL. OBRIGADO
Concordo com tudo! Também mantenho contato com as pessoas que conheci e volto sempre que posso! Um abraço